Clube de Cultura Clássica

O Clube de Cultura Clássica se reúne na Livraria Huapaya, às dezenove horas, sempre às terças-feiras. Na maior parte do tempo, lemos, comentamos e retomamos contato com o patrimônio cultural da Antigüidade Clássica do Ocidente. Na menor, derivamos sobre todos os tipos de acontecimentos.

terça-feira, outubro 24, 2006

Curso “A tragédia grega na formação do pensamento ocidental”
Prof. Orlando Lopes
Doutorando em Literatura Comparada (Uerj), Mestre em Estudos Literários (Ufes)

Apresentação
A tragédia é uma referência recorrente nas discussões e observações ocidentalizadas sobre a vida, seja pela alusão à violência que se abate sobre o mundo próximo, ou pela tensão que se cria em relação a um mundo que, pouco antes, parecia distante e estável. A tragédia é não apenas um tipo específico de texto literário, mas também uma forma de conhecer e recuperar para os dias atuais padrões de compreensão altamente elaborados dos dilemas constituídos pela vida em sociedade e das perspectivas históricas que o desenvolvimento da cidadania fornece à pólis ocidental.

Ementa: Apresentação dos fundamentos da tragédia e discussão sobre sua propagação e permanência na civilização ocidental; a afetação da tragédia sobre a formação da mentalidade helênica e sobre a expressão da arte moderna; a tragédia como síntese ética e estética das sociedades ocidentais em processo de modernização; a tragédia como fonte para a formação do idealismo alemão; Hegel e a tragédia; presença de elementos trágicos na obra filosófica de alguns fundadores da modernidade: Marx, Freud, Nietzsche. A banalização da tragédia: o melodrama, do Romantismo às novelas das oito.

Público-alvo: Estudantes de graduação e pesquisadores de artes, ciências humanas e ciências jurídicas. Interessados em geral por civilização helênica e cultura grega clássica. Interessados nas discussões de fundo relativas ao conceito de “cidadania”.

1 Comments:

Blogger Josy Bitter said...

Teacher,
Nossa a apresentação e tudo mais tá o máximo!
genial!!!

10:08 PM  

Postar um comentário

<< Home